Eixo Verde-Azul em destaque na Assembleia Municipal - Aprovada a construção da Ponte Verde, em Queluz

Eixo Verde-Azul em destaque na Assembleia Municipal - Aprovada a construção da Ponte Verde, em Queluz


No dia 19 de fevereiro foi aprovada, por unanimidade pela Assembleia Municipal de Sintra, a proposta para a construção da Ponte Verde de Queluz, inserida no projeto intermunicipal Eixo Verde e Azul que trouxe para a agenda dos municípios que o integram uma nova dinâmica de ação, no que respeita à prática ambiental.

“A consolidação de um eixo ecológico que valoriza não só o ambiente mas, também, o património cultural e histórico envolvente reveste-se de extrema relevância para o Concelho de Sintra e, particularmente, para a União das Freguesia de Queluz e Belas”, afirma a Presidente Paula Alves.

Duas freguesias que foram palco de importantes momentos históricos e cujo património arquitetónico é revelador destas passagens, tantas vezes esquecidas. Aqui encontramos locais que abraçaram a corte portuguesa, que serviram de repouso e acolhimento de decisões de Estado e que ainda hoje recebem, de forma tão natural, membros do panorama político nacional e internacional.

Locais com tamanha relevância, atualmente avassalados pela construção desenfreada que tenta responder a cerca de sessenta mil habitantes. Um território sobrepovoado, que alberga as virtudes e os constrangimentos dos tempos atuais, mas que se deseja cada vez mais equilibrado e sustentável.

A construção da Ponte Verde de Queluz, validada pela Infraestruturas de Portugal constitui mais um passo que fará prosseguir o projeto Eixo Verde e Azul e que reforça a temática da conservação do património ao mesmo tempo que responde a um aspeto fundamental: o desenvolvimento de ações que permitam dar respostas ecológicas e sustentáveis num território de elevada densidade populacional.

“A nomeação deste projeto, pelo Comité das Regiões Europeu, como uma boa prática no combate às alterações climáticas enche-nos, simultaneamente, de orgulho e esperança, e valida, formalmente, esta aposta intermunicipal num panorama internacional, mais alargado” relembra a Presidente e afirma ainda que “o projeto, apresentado pela Câmara Municipal de Sintra, pela pessoa do Sr. Presidente, Basílio Horta iniciou uma mudança de paradigma lançando o Concelho no caminho da ecologia e da sustentabilidade ambiental, um caminho longo e sem limites mas que constitui uma verdadeira oportunidade de requalificação e valorização do território.”

Na intervenção feita na Assembleia Municipal, a Presidente Paula Alves afirma também a  total confiança numa intervenção de qualidade técnica, social e cultural realizada pelo Município de Sintra e pelos Parques de Sintra Monte da Lua, relativamente a este projeto, que colocarão Queluz e Belas numa acolhedora centralidade onde o futuro se perspetiva, desde já.

Partilhe em